Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cuidados com as Unhas


De olho nos sinais

A unha fraca pode ter diferentes causas, como ressecamento, idade e falta de nutrientes no organismo. Saiba como prevenir, identificar e tratar o problema!
Manter as unhas saudáveis não depende apenas de boa higiene (Foto: Shutterstock)

Mãos e pés bonitos têm tudo a ver com a saúde das unhas. Bem cortadas, lixadas, limpas e hidratadas, elas nem precisam estar com esmaltes coloridos para ganhar elogios. Mantê-las saudáveis, porém, não depende apenas de boa higiene. Produtos químicos, idade, alimentação inadequada e infecções podem torná-las frágeis, desniveladas, amareladas e esfareladas.
DesidrataçãoO contato frequente com produtos químicos, como acetonas, esmaltes, cloro de piscina e detergente (no caso das mãos) resseca a pele e desidrata as unhas, que ficam fracas e quebradiças. A prevenção deve ser feita com o uso diário de hidratantes à base de ureia, ceramidas, ácido hialurônico, óleo mineral ou vaselina. Se não melhorar, deve-se procurar o dermatologista.
EsfarelamentoOs problemas mais frequentes observados nas unhas dos pés são as infecções por fungo (onicomicoses), pois esses microorganismos estão presentes no chão, na terra e em áreas úmidas, como banheiros.
A onicomicose deixa as unhas espessadas e esfareladas e o tratamento, indicado por médico dermatologista, pode ser oral ou tópico. Para se evitar uma infecção, use sempre chinelo em ambientes sociais úmidos, como vestiários e áreas de piscina, e leve seu próprio kit de manicure/pedicure ao salão de beleza.
DescolamentoUsar sapatos fechados e, principalmente, apertados favorece os descolamentos traumáticos. O melhor remédio para esses traumas também é a prevenção, com a escolha de calçados confortáveis, de numeração e modelo adequados.
Comprimento curtoA diminuição no ritmo de crescimento das unhas pode ter várias origens, como circulação mais lenta, deficiências nutricionais, alterações hormonais, infecções locais e uso de medicamentos.
Alterações conforme a idadeCom o envelhecimento, a superfície das unhas pode se tornar frágil, quebradiça, mais grossa e com sulcos profundos. Tudo isso devido a mudanças na composição química das unhas. A cor também pode ser modificada, tornando-se mais amarelada ou opaca. Ao perceber qualquer alteração desse tipo, a consulta a um dermatologista é indicada para diagnosticar o problema e tentar solucioná-lo.
É sempre bom lembrar que as cutículas não devem ser completamente removidas, pois são responsáveis pelaproteção da matriz ungueal, responsável pela formação e crescimento da unha.
Fontes consultadas: Bruna Duque Estrada, dermatologista e coordenadora do Departamento de Cabelo e Unha da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional Rio de Janeiro, e Lilian Estefan, médica dermatologista especializada em laser, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Sociedade Brasileira de Laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário