Seguidores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Chá verde faz bem à saúde e ajuda a emagrecer


bebida em saquinho não tem os mesmos benefícios que a erva

Imagem ilustrativa / Foto: Getty Images

Pesquisando o que os chás podem fazer de bom, elegi o chá verde para a coluna dessa semana. Pelos seus benefícios, pela praticidade (a gente encontra em qualquer lugar) e porque ele emagrece! E quem não quer perder uns quilinhos? O chá verde é conhecido pelas altas concentrações de antioxidante até mais potentes do que o caroteno e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra o envelhecimento.

Segundo pesquisas, o principal antioxidante do chá verde é cem vezes mais potente que aquele encontrado na vitamina C e 25 vezes mais eficaz do que a vitamina E na proteção do DNA contra danos que aumentam os riscos de desenvolver certos tipos de câncer. Também foi constada a importância dessa erva para o tratamentos de emagrecimento e obesidade. Ela é uma poderosa coadjuvante, já que promove a queima de gordura e ajuda a perder peso quando associada a uma dieta adequada. O chá verde acelera o metabolismo, desintoxica e facilita a digestão.

Outros estudos feitos no Japão mostraram que a erva é eficaz  na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos.

Como tomar: Quatro xícaras de chá verde são suficientes, desde que bebidas logo depois de preparadas.

Como fazer o chá:
Coloque água para ferver. Apague o fogo assim que iniciar o processo de ebulição. Acrescente a erva (o ideal são duas colheres de sopa para um litro de água) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.

IMPORTANTE!
O chá pode ser o banchá, mas nunca o de saquinho. Esses chás são chamados de aromáticos em não possuem os mesmos benefícios. 


Cuidados com o consumo.
O consumo do chá verde é recomendado em processos de emagrecimento. No entanto, isso não o significa que não existam efeitos colaterais e riscos para a saúde, já que a bebida contém doses elevadas de cafeína, que pode elevar a pressão arterial. A infusão também não é recomendada para hipertensos, gestantes ou para mulheres que estão amamentando. O consumo em excesso pode provocar sintomas como náusea, taquicardia, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Beba com moderação e aproveite tudo o que o chá verde tem de melhor!

Fonte: Patricya Travassos escreve todas as quintas no site do GNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário