1 – O que é a doença de Parkinson?
É uma doença neurológica progressiva cujos principais sintomas são resultantes da deficiência da dopamina. A dopamina é uma substância química responsável pela comunicação entre os neurônios numa região do cérebro responsável pelos movimentos.
2 -Quais os sintomas da doença de Parkinson?
A doença pode se iniciar com um tremor que afeta principalmente a mão de um lado, mas pode afetar as pernas, queixo. Ocorre principalmente quando a pessoa está em repouso e relaxada e melhora com os movimentos. Outros sintomas são o enrijecimento muscular e a bradicinesia que é a lentidão dos movimentos com dificuldade em realizá-los ou podendo ser interrompidos ou realizados incompletamente. Além disto, pode haver diminuição do tom da voz, do olfato, depressão, constipação intestinal.
3 – Qual a causa da doença de Parkinson?
A causa da doença de Parkinson ainda é desconhecida. Existem muitas teorias tentando explicar e muitas pesquisas têm sido feitas e acredita-se que vários fatores estão envolvidos como fatores ambientais, genéticos. Cerca de 20% apresentam formas hereditárias especialmente em casos de início mais jovem, entretanto a genética não explica a maioria dos casos.
4- Como é feito o diagnóstico da doença de Parkinson?
O diagnóstico é clínico, feito pelo médico através dos sintomas que uma pessoa apresenta. Exames podem ser realizados quando se suspeita de outras causas.
5 – A doença de Parkinson tem cura?
Não existe cura ainda para a doença de Parkinson, mas existe tratamento para melhorar os sintomas e a qualidade de vida.
6 – Qual o tratamento para a doença de Parkinson?
O tratamento da doença de Parkinson pode ser feito com várias medidas: medicamentos, fisioterapia, fonoterapia, apoio psicológico, cirúrgico, orientação nutricional e participação de atividades sociais. Os medicamentos que podem ser utilizados são a levodopa, os agonistas dopaminérgicos, os inibidores da enzima MAO-B ou a amantadina. O seu médico vai avaliar qual o melhor medicamento indicado para você. Geralmente se inicia com uma medicação e durante as avaliações dependendo do efeito ou de reações indesejadas pode ser modificado ou acrescentado mais algum medicamento. Dependendo da evolução, o tratamento cirúrgico é indicado, mas isto também vai depender de vários fatores.
7 – Os medicamentos são fornecidos pela rede pública?
Sim, muitos dos medicamentos são fornecidos pela rede pública. O seu médico pode lhe informar como conseguir.
FONTE: vivabemcomparkinson.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário