Seguidores

domingo, 31 de outubro de 2010

Evento de segurança do trabalho-Hosp.Evangélico










Parabéns a equipe de segurança de trabalho que se empenha todo ano nessa campanha super importante que é proteger os profissionais da area da saúde!

Turma de injetáveis dia 23/10/10




















Essa turma foi animadaaaaaaaaaaaaa...heheheh


Parabéns a todos que sempre investem em capital intelectual!Esse é o caminho do sucesso!!!



quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pessoas deprimidas comem 55% mais chocolate, mostra pesquisa


Não é de hoje que ataques descontrolados a caixas de bombons têm sido associados a momentos de frustração. Agora, a correlação foi comprovada cientificamente. Segundo estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine, pessoas deprimidas consomem 55% mais chocolate do que indivíduos com o humor equilibrado. E quanto pior elas se sentem, maior a quantidade consumida do alimento.

A pesquisa, coordenada pela professora de medicina Beatrice Golomb, da Universidade da Califórnia, contou com mais de 900 adultos saudáveis, que tiveram seu humor e seus hábitos alimentares avaliados.

Homens e mulheres considerados deprimidos comiam 8,4 porções de chocolate por mês, contra 5,4 consumidos pelos participantes que não apresentavam depressão. Os indivíduos com sintomas mais intensos chegavam a comer 12 porções por mês, segundo os pesquisadores.

Embora a cultura popular atribua a mania de devorar doces às mulheres, o estudo mostrou que homens também tendem a comer mais chocolate quando estão "para baixo". Mais da metade dos participantes da pesquisa eram do sexo masculino e os resultados foram similares para os dois gêneros.

De acordo com Golomb, não dá para saber se exagerar no chocolate funciona como uma espécie de automedicação para quem está deprimido, como indicam outros estudos, ou se ele é a própria causa dos sintomas. Assim como o álcool, a guloseima pode trazer uma sensação imediata de prazer e energia, mas, a longo prazo, faz as pessoas se sentirem ainda mais angustiadas, já que se trata de um alimento altamente calórico.

*O estudo "Mood Food: Chocolate and Depressive Symptoms in a Cross-sectional Analysis" pode ser lido por assinantes da Archives of Internal Medicine (http://archinte.ama-assn.org/)

Fonte: UOL Ciência e Saúde, 26/04/2010

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Atendimento médico a preço simbólico!

O Ambulatório Carmo Sion atende quase gratuitamente a crianças de qualquer
> bairro de Belo Horizonte.
> Não há limitação geográfica, e o custo da consulta é simbólico: R$ 2,00 -
> para a manutenção do trabalho, que tem cunho social.
>
> No setor de Pediatria, a equipe conta com médicos da UFMG e UNIBH e há
> muitas vagas para atendimento.
> Então, passe adiante essa informação. Divulgue esse trabalho que,
> certamente, pode ajudar a muita gente que
> necessita.
>
> O endereço do hospital é:
> Av. N. Sra. do Carmo, 463 - Sion
> Fone: 3221-3055

sábado, 29 de maio de 2010

Curso Aplicação de Injetáveis dia 29/05/2010











A turma que estava inicialmente tímida, se soltaram e se mostraram bem organizados na hora da prática!!Gostamos (Prof.Camilla e Fernanda) de ver pessoal!!!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Dicas do blog!

O RONALDO LIVROS está com uma super promoção,
com descontos especiais, com Kits promocionais.


Brunner- SAE- ECG- Livros de termos Técnicos-Hospital


Não compre antes de consultá-lo!


Contato: 3324-0115/9701-7866
ronaldolivros@yahoo.com.br



Se você tiver interesse em divulgar algo, relacionado
a área da saúde, entre em contato com a gente:
saudeimporta@gmail.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial


Comemorado nesta segunda-feira (26), o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, tem por objetivo principal conscientizar a população para os riscos dessa doença crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) conhecida como pressão alta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, são 27 milhões de hipertensos com mais de 18 anos e dois milhões de crianças e adolescentes que enfrentam o problema. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. Além disso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" explica o cardiologista Enéas Rocco.

A hipertensão podem desencadear males que envolvem o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral. Entretanto, há hábitos de vida que implicam em pequenas mudanças que estão totalmente ao alcance e podem blindar seu organismo. Confira 10 dicas para afastar essa doença silenciosa:

1-Fazer caminhadas:A caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.
2-Reduza (não elimine) o sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão.
3-Reduza alimentos gordurosos: Perdendo medidas: pesquisadores do Instituto de Nutrição da UFRJ descobriram que um mal, muitas vezes esquecido, tem grande influência na hipertensão: O acúmulo de gordura na cintura. O indicador é sinal de alerta quando as medidas ultrapassam 102cm para os homens e 88cm nas mulheres, pois essa gordura abdominal duplica as chances de hipertensão, infarto e diabetes.
4-Beba com moderação: a redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial, porém não é necessária a abstinência.
5-Apague o cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente, além de comprometer toda a sua saúde a longo prazo. "Parar de fumar é fundamental", alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa.
6-Stress:Conte até dez: o estresse aparece como resposta do organismo às sobrecargas físicas e emocionais, desencadeando a hipertensão e doenças do coração.
7-Vitamina D sempre: um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados ao descontrole dos níveis da pressão arterial em decorrência da falta de vitamina D no organismo. A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo, fígado, entre outros, mas sua principal fonte de absorção é a luz solar. Com a falta da vitamina, o organismo feminino faz um esforço três vezes maior para manter seu equilíbrio circulatório e acaba sobrecarregando algumas funções como a irrigação das artérias, o que gera um aumento na pressão e desconfortos, como tontura e transpiração excessiva.
8-Monitore seu coração: avaliações regulares não só ajudam a identificar o problema no começo, facilitando o tratamento, como servem para adequar o uso de medicamentos de forma mais eficaz. No mínimo uma vez por ano, todas as pessoas devem medir a pressão arterial.
9-Benefícios adicionais do sexo: um estudo realizado pela Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, sugere que fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal.Eles descobriram que mesmo que a pressão arterial suba durante as atividades sexuais, a pressão subsequente é reduzida, mantendo uma relação de saúde para o organismo, afastando o risco de infartos.
10-Tire as crianças da frente de TV: crianças que passam muito tempo em frente à televisão têm mais chances de apresentar elevação da pressão arterial independentemente do seu nível de gordura corporal ou peso, de acordo com um estudo publicado na revista científica Archives of Pediatric and Adolescent Medicine. A pesquisa analisou a relação entre a pressão arterial das crianças e sua escolha de passatempos passivos, como assistir à TV, usar o computador e ler. De acordo com os pesquisadores, ver TV é mais nocivo do que jogar vídeo-game, por exemplo, porque a ação de jogar demanda o mínimo de movimentos da criança. Enquanto a TV, além de estimular o comportamento passivo, normalmente vem associada ao consumo de guloseimas, como salgadinhos e biscoitos, cheios de sal e gordura, que também contribuem para o aumento da pressão.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ergonomia


Você já observou sua postura?

Está com alguma dor no corpo?

Você passa o dia todo no trabalho?

Conheça então alguns conceitos de ergonomia - uma

disciplina que busca a relação ideal entre o indivíduo e

o espaço físico, com o objetivo de criar um ambiente de

trabalho que garanta segurança, saúde e bem estar ao trabalho.

Sua saúde em suas mãos!

Atitudes simples que podem tornar seu trabalho mais agradável:


*Quando estiver sentando apóie o tronco no encosto da cadeira,

de modo que os ângulos formado por tronco de coxas seja de

aproximadamente 100 graus.

Assim, você mantém a postura correta das costas e diminui

a pressão sobre a coluna vertebral.


*Os pés devem estar apoiados no chão ou em

um suporte especial.


*Sempre que possível, utilize uma superfície

inclinada para a leitura.


*Evite extremos: passar o dia todo em pé ou muito sentando.

Levante-se e caminhe de vez em quando.


*Intercale as tarefas que devem ser feitas em pé com aquelas

que podem ser realizadas na posição sentada

ou andando.


*Verifique se a luz está de acordo com as tarefas realizadas.

Elimine reflexos e sombras.


Ao usar o computador:


*Mantenha o monitor entre 45 e 70 cm de distância e regule

a altura, no máximo, até sua linha visão.


*Procure “descansar” a vista, olhando para objetos

(quadros, plantas, aquários etc) e paisagens.


*Coloque o teclado na posição mais digite com os

braços suspensos e use um apóio de punho.


Texto adaptado do Informativo Unimed meses (jan, fev, mar/2010).


Fisioterapeuta Marcelo Nascimento Santos



domingo, 18 de abril de 2010

Curso Aplicação de Injetáveis dia 17/04/2010








Essa ultima turma foi muito participativa no curso de injetáveis, na hora da prática todos se mostraram bem ativos e empolgados!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Cuide da sua voz


Tão utilizada , a voz é instrumento de trabalho de várias profissões e importante forma de comunicação. No entanto, não é muito lembrada quando o assunto é saúde e cuidados com o corpo.

Em razão da proximidade do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, a Smarh reforça o alerta sobre o crescimento da incidência de câncer de laringe no Brasil, conscien­tizando sobre a importância da realização de exames preventivos periódicos e de cuidados para a manutenção da saúde vocal.
O Brasil é um dos países com maior incidência dessa doen­ça, que tem grande possibilidade de cura quando diag­nosticada no início. O diagnóstico tardio está entre as principais causas do agravamento de doenças relacionadas à voz.

Quem precisa da voz para exercer a profissão deve dar atenção especial a ela. Mas todas as pessoas podem tomar alguns cuidados para garantir conforto ao falar e prevenir possíveis incômodos.

Profissionais como professores, radialistas e vendedores, que dependem da voz para trabalhar, devem ficar em silêncio por cinco a dez minutos a cada hora. Além disso, antes de usar intensamente a voz em uma ocasião especial, como uma palestra, por exemplo, é importante evitar falar em demasia quando estiver em ambientes com ar-condicionado ou com poeira e não exagerar no consumo de alimentos condimentados e achocolatados.

Os problemas:

Laringite, nódulo, pólipo, cistos, leucoplasia e câncer de laringe são os problemas mais comuns relacionados à voz, de acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz.

Avaliações com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas ajudam a detectá-los . Há, porém, alguns sintomas que pedem urgência nos exames. São eles:

• rouquidão constante;
• pigarro;
• ardor e sensação de bolo na garganta;
• cansaço vocal.



Fonte: Unimed do Brasil - Academia Brasileira de Laringologia e Voz e Jornal Paraná Online de 17/04/2009.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Dia 7 de abril! Dia mundia da saúde!


O foco da Organização mundial de saúde (OMS),
nesta data e na urbanização, incentivando esforços
para que as cidades se tornem ambientes mais
saudáveis. A estimativa é de que nos próximos 30 anos
praticamente todo o crescimento populacional do
planeta ocorra em áreas urbanas.


Desafios: Água tratada, o tabagismo, o uso abusivo de álcool,
o sedentarismo e os riscos associados a surtos de doenças.

Segundo a OMS o planejamento urbano , é capaz de promover
comportamentos saudáveis por meio de investimentos
no transporte ativo (bicicletas e outros veículos não
motorizados), na prática de atividade física,
no controle do tabaco, na segurança alimentar
e no saneamento básico.

Fonte: Estadao.com.br



"A saúde é o resultado não só de nossos
atos como também de nossos pensamentos."
(Mahatma Gandhi)

Foto retirada da net.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Nova pílula do dia seguinte!


Uma nova versão da pílula do dia seguinte
já chegou ao mercado europeu,
diferente da já conhecida, esta pode ser tomada
até 5 dias após relação sexual que não houve contracepção
ou falhou a existente.


"A EllaOne, fabricada com uma nova molécula - a ulipristal -
nunca comercializada antes, só poderá ser comprada com
receita médica", adiantou à agência France-Presse Erin Gainer,
presidente da HRA Pharma, laboratório com sede na França.

No ano passado a ulipristal foi aprovada na pela Agência
Europeia de Medicamentos (EMEA).
Pesquisadores
afirmam que novos estudos sobre sua segurança são
necessários antes de recomendar a venda sem receita
da nova pílula, que custa três vezes mais.


O medicamento deve custar em torno de 7,50 e
30,00 euros dependendo do país e tem a eficacácia
de 120 horas ou seja duração de vida
do espermatozóide.

Importante: Este método contraceptivo não previne as doenças
sexualmente transmissíveis.

Texto adaptado da Revista Veja .

domingo, 21 de março de 2010

Como devo limpar os ouvidos? Posso usar cotonetes?


Não há necessidade de limpar os ouvidos usando cotonetes ou qualquer outro instrumento. O próprio organismo se encarrega de eliminar o excesso de cerume, jogando-o para fora do canal. Quando usamos cotonetes, acabamos por empurrar novamente para dentro do ouvido aquele cerume que o organismo já havia eliminado.

A limpeza deve ser feita bem de leve e com cuidado com uma toalha, apenas no orifício externo do canal auditivo.

O ritual começa com a inocente e justificável higiene externa. "Vou limpar só a parte de fora pra tirar o excesso", é o que diz a maioria das pessoas que chegam até o consultório médico. Pode acontecer uma maior produção de cerume, em determinados momentos, como acontece com algumas mulheres no período menstrual ou com algumas pessoas em situações de estresse. Pessoas com pele oleosa também podem ter essa tendência.

E é ao usar o cotonete para a dita limpeza superficial que mora o problema, isso não deve acontecer.

Primeiro porque o ouvido já tem um mecanismo de auto-limpeza que empurra as células cutâneas mortas para fora.

Segundo, porque o uso de cotonete pode causar um processo inflamatório que atinge a pele do canal auditivo externo, além de empurrar a cera para dentro, formando um tampão de cera. Esse tampão pode provocar uma sensação de eco e até comprometer a audição.

E terceiro, porque, diferentemente do que muitos pensam o cerume não é sujeira, ele funciona na verdade como proteção.

Outro problema bastante comum é a otite externa. Essa é uma infecção causada por microorganismos que podem ser transportados também pelo cotonete. Em alguns casos, os cotonetes podem ainda perfurar a membrana do tímpano, causando sangramento e surdez parcial. Neste caso, o paciente deve recorrer ao otorrinolaringologista.


Fonte: Dr.Eric Thuler
/www.eric.thuler.com.br/
Site Médico

sexta-feira, 19 de março de 2010

Alimentação rica em cálcio pode prolongar a vida, indica estudo


UOL Ciência e Saúde / Boa Saúde, 12/03/2010

Adicionar mais cálcio à dieta pode ajudar as pessoas a viver mais tempo, segundo estudo do conceituado centro de pesquisas sueco Instituto Karolinska. Acompanhando, por 10 anos, mais de 23 mil homens suecos com idades entre 45 e 79 anos, os pesquisadores descobriram que aqueles que consumiam maior quantidade de cálcio na alimentação eram 25% menos propensos a morrer durante o estudo, comparados àqueles com a menor ingestão do nutriente.

Na pesquisa, os participantes relataram sua dieta, e nenhum dos participantes consumia suplementos de cálcio. E as análises mostraram que os maiores consumidores de cálcio na alimentação tinham 25% menos chances de estarem entre os 2.358 participantes que morreram durante o acompanhamento, e 23% menor risco de morrer de doença cardíaca do que aqueles que não ingeriam muito cálcio.

De acordo com os autores, o grupo que ingeria maiores níveis do mineral (um terço dos participantes) consumia cerca de 2.000 mg diários - principalmente no leite, laticínios e cereais -, contra cerca de 1.000 mg do um terço que ingeria menos cálcio, sendo que o recomendado pelas autoridades americanas de saúde é de mil para homens de 19 a 50 anos e de 1.200 para aqueles com mais de 50. "A ingestão de cálcio acima do recomendado diariamente pode reduzir a mortalidade por todas as causas", concluíram os autores.

Eles destacam que o nutriente pode reduzir a mortalidade de várias formas, como, por exemplo, reduzindo a pressão sanguínea, o colesterol e os níveis de glicose no sangue. Porém, mais estudos são necessários para confirmação desse efeito do cálcio, principalmente que considerem sua ingestão em combinação com o magnésio, e que investiguem outra fonte importante do nutriente, que é o consumo de água.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Fumar causa 95% dos tumores de cabeça e pescoço


São Paulo - Entre as pessoas que desenvolvem câncer de cabeça e pescoço, 95% são fumantes ou têm histórico de tabagismo. Pesquisa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) também mostra que os homens representam 90% dos afetados.

O levantamento foi feito com 327 pacientes em tratamento no instituto. Os dados se referem a tumores que atingem o trato aerodigestivo, ou seja, boca, faringe, laringe e traqueia. Segundo o oncologista do Icesp Gilberto Castro, mais de 65% dos casos correspondem a tumores na cavidade bucal e na faringe.

"O tabagismo é o principal fator de risco para esse tipo de câncer. O consumo de bebidas alcoólicas, principalmente destiladas, também eleva o risco. Geralmente, os dois hábitos estão associados", afirma Fernando Luiz Dias, chefe da Seção de Cirurgia da Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer (Inca). "A ação é cumulativa. O tempo que o paciente fumou e a quantidade de cigarros por dia fazem toda a diferença."

Dias explica que o problema é mais incidente em homens não só porque fumam mais, mas também porque cuidam menos da saúde bucal. "A presença de placa bacteriana e de dentes quebrados que causam traumas crônicos na bochecha, por exemplo, também elevam o risco." A infecção por papilomavírus humano (HPV), que ocorre por contágio sexual, pode causar câncer de garganta.

Por estarem em locais visíveis, esses tumores podem ser detectados precocemente, até por meio de autoexame. Mas, segundo o oncologista do Icesp, mais de 70% dos pacientes que procuram atendimento já estão com a doença em estágio avançado. "Se for tratada no início, as chances de cura são boas. Mas, como a maioria chega tarde, 70% acaba morrendo em cinco anos. Muitas vezes, aqueles que sobrevivem ficam com sequelas que prejudicam a qualidade de vida", diz. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Agência Estado, 02/03/2010

sexta-feira, 12 de março de 2010

Fórmula milagrosa?

Ração Humana!

Trata-se de um suplemento alimentar a base de cereais (fibra de trigo, leite de soja em pó, linhaça marrom, aveia em flocos , gergelim com casca, germen de trigo , levedo de cerveja).

Desenvolvida pela terapeuta natural Liça Takagui Dias, com aval do nutricionista Daniel Boarim, ambos de Curitiba (PR), a ração inicialmente servia apenas para consumo próprio da especialista. Depois começou a ser comercializada em mercados e feiras.

Os ingredientes são encontrados facilmente e qualquer pessoa pode preparar essa fórmula milagrosa. Sim!Fórmula milagrosa!
O produto estimula a digestão, desintoxica o corpo, sacia a fome, nutre, regula o intestino e inibe a absorção de gorduras pelo organismo, além de ser tratamento complementar da menopausa.
Porém há boatos que a ração humana auxilia na perda de peso. O que não é mentira. Portanto deve ser associada a uma dieta equilibrada , juntamente ao aumento da ingestão de liquidos.

Fonte: Revista Viva

Matéria Saúde Importa: Nutricionista Ana Túlio

quinta-feira, 11 de março de 2010

Você é uma pessoa estressada?


90% da população mundial sem perceber vêm
apresentando sinais e sintomas de uma vida de estresse,

e como não dão o valor adequado para o fato,
muitos adoecem sem saber
o motivo.

Principais causas: mudanças, sobrecarga,
alimentação incorreta, baixa auto-estima,
trânsito, progresso, ruídos.

A todo momento nosso
corpo fala e nos revela
sinais de estresse, são eles:

Diarréia, insônia, perda da memória, mal humor, melancolia, medo,
pigarro, irritação, isolamento, bruxismo, queda de cabelo, fala desordenada, taquicarida.

Para lhe dar com os dissabores do estresse a mudança

de hábito é imprescindível, a qualidade de vida neste

caso está nas mãos de cada indivíduo, dificultando assim

a melhora, pois muitos sofrem a “Síndrome de Gabriela”;

"eu nasci assim, eu crescia assim, sempre fui assim .Gabriela..."

A mudança de hábito vai desde a nossa postura corporal,
alimentação equilibrada, atividades físicas e até pequenos
atos que fazem a diferença como o sorriso
: não custa nada e
rende muito; enriquece quem o recebe, sem empobrecer
quem o dá; ninguém é tão rico que dele não precise;
não se compra nem empresta, entre tantas outras.

Equipe Saúde Importa.

Pesquisado no site do Ministério da saúde

e www.estresse.com.br

quarta-feira, 10 de março de 2010

Curso de aplicação de injetáveis


Para profissionais da área da saúde: Enfermeiros (Técnicos, auxiliares e acadêmicos), Farmacêuticos (Técnico-Práticos, atendentes de farmácia).
Data: 17/04/10 a 17/04/10
Horário: 08:00 h
Carga horária: 10 horas/aula (com certificado ao final do curso)
Número de vagas: Limitada de 30 alunos
Curso teórico/prático (Material incluso)
Investimento: R$ 120,00
Inscrições pelo telefone: (31)3241-3737 ou pelo site: www.pharmaminas.com.br

Local: A definir (BHte)

Ministrante: Enf. Camilla Loureiro

Graduada em Enfermagem, atua como enfermeira para indústria farmacêutica, atuou como acadêmica em diversos hospitais como (João XXIII, FHEMIG, HJK, São João de Deus, Maternidade de Ibirité), habilitada em inserção e manutenção de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica), formação técnica em instrumentação cirúrgica, além de diversos cursos na área da saúde.

Monitora: Enf.Fernanda Nascimento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- CONDUTA DO PROFISSIONAL E HISTÓRICO
- NOÇÕES DE ASSEPSIA (ANTI-SEPSIA E LAVAGEM DAS MÃOS)
- ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE, SISTEMA VENOSO E MUSCULAR
- FORMA DE APRESENTAÇÃO DE MEDICAMENTOS INJETÁVEIS
- PROCEDIMENTO DE ABERTURA DE SERINGA E AMPOLAS
- PROCEDIMENTO DE PREPAROS DE SERINGA
- TÉCNICAS DE APLICAÇÃO SUBCUTÂNEA E INTRADÉRMICA
- TÉCNICA DE APLICAÇÃO INTRAMUSCULAR
- TÉCNICA Z
- TÉCNICA DE APLICAÇÃO ENDOVENOSA

5% de desconto para pagamento à vista.

segunda-feira, 8 de março de 2010

VACINAÇÃO GRIPE SUÍNA - IMPORTANTE

Prezados (as),

Segue abaixo o calendário de vacinação da Gripe Suína, com os respectivos grupos. Somente aqueles que pertencerem a algum desses grupos serão vacinados de imediato pela PBH.

Tire suas dúvidas sobre a nova gripe:

O calendário é o mesmo em todo o Brasil, e os locais de vacinação serão definidos pelas secretarias de saúde de cada estado. Para ser vacinado, é necessário pertencer a algum grupo indicado pelo ministério. É preciso levar ao posto de vacinação o RG e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A (H1N1)

8 a 19 de março Profissionais da Saúde Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

8 a 19 de março Povos indígenas População que vive em aldeias. A vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

22 de março a 2 de abril Gestantes Mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio.

22 de março a 2 de abril Pessoas com problemas crônicos com até 60 anos de idade

Serão vacinadas as pessoas com os seguintes problemas:

• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

22 de março a 2 de abril Crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses). Elas devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose.

5 a 23 de abril População de 20 a 29 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.

24 de abril a 7 de maio Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade). O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum. Quando eles forem tomar a vacina, receberão também imunização contra o vírus influenza A (H1N1) caso tenham algum destes problemas:

• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

10 a 21 de maio População de 30 a 39 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.