Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atendimento em caso de queimaduras.

O principal agente causador das queimaduras é o fogo. Já, as queimaduras produzidas pela eletricidade são as que causam maior impacto, podendo resultar em perda funcional e/ou anatômica de membros do corpo.

De acordo com pesquisas, três em cada cem vítimas morrem em decorrência das queimaduras. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de queimaduras.

É importante lembrar que o risco de morte em caso de queimaduras aumenta conforme aumenta a área afetada, portanto esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado. As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados.

1. Em caso de queimadura por fogo, identifique se alguma parte está pegando fogo. Tenta abafar com pano ou se for grande parte do corpo use um cobertor. De forma alguma role a pessoa no chão isso pode maiores lesões.

2. Tente retirar a roupa da vítima, excesso se ela estiver grudada no corpo, pois pode agravar as lesões. Da mesma forma retire objetos, como relógio, pulseira e correntes que não estiverem grudados.

3. Caso a vítima entre em Estado de Choque, siga as instruções para o atendimento em caso de estado de choque.

4. Molhe com água corrente um pano (queimadura pequena) ou lençol úmido (todo corpo), utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.

5. Caso a queimadura for provocada por água fervente, lave com água corrente, o que fará aliviar a dor. De forma alguma utilize alguma pomada ou produtos caseiros na área afetada pela queimadura, somente água.

6. Molhe um pano com água corrente, utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.


5 MINUTOS

Caiu água fervendo ou leite quente sobre a pele? Não se desespere. Apesar do susto e da dor intensa, não passe nada pela lesão nem cubra a área afetada para evitar futuras infecções. Sem esfregar, jogue água corrente abundantemente sobre o local. Essa precaução, além de aliviar a dor, ajuda a limpar a pele de possíveis bactérias. Dica: retire anéis e outras peças metálicas que podem propagar o calor e continuar queimando a pele.

5 MINUTOS

Seque o local com um pano limpo. Se a dor continuar muito forte - e a queimadura for de primeiro grau -, pode tomar um analgésico.

5 MINUTOS

Se a pele estiver apenas avermelhada, é possível cobrir o ferimento com uma gaze ou um tecido limpo e se dirigir o mais rápido possível ao pronto-socorro para procurar um médico especialista.

Atenção! Nunca passe:
* Gelo
* Creme dental
* Manteiga
* Chumaços de algodão
* Hidratante
*Pó de café

Esses remédios caseiros, além de ineficazes, podem causar infecções e prejudicar o processo da cura da ferida.


http://revistavivasaude.uol.com.br

Diferentes graus

A gravidade de uma queimadura não depende apenas do agente causador. Quanto maior a temperatura e o tempo de exposição ao calor, piores as sequelas na pele do indivíduo.

1.º grau: São queimaduras leves, geralmente causadas por irradiação solar, vapor, objetos aquecidos, substâncias químicas ou até mesmo por animais e plantas, como água viva e urtiga. Esse tipo de queimadura alcança apenas a epiderme e causa somente vermelhidão.
2.º grau: Queima toda a epiderme e consegue afetar a derme, que é a camada mais profunda e resistente da pele. Além de vermelha, a região queimada forma feridas úmidas e bolhas.
3.º grau: A epiderme, a derme e outros tecidos profundos são atingidos. Algumas terminações nervosas ficam destruídas e, dependendo da gravidade, a pele chega até a escurecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário