Hemorragia externa causada pela perda de sangue alterando o fluxo normal da circulação devido ao rompimento de um vaso sanguíneo (veia ou artéria). Se não for prestado atendimento, pode levar ao Estado de Choque. Uma hemorragia externa não controlada pode até mesmo causar a morte em 3 a 5 minutos. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de hemorragia externa. É importante lembrar que esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado. 1. Devido ao fluxo de sangue intenso, localize o local exato da hemorragia para que o atendimento não ocorra no local errado. 2. Evite entrar em contato com sangue ou fluidos corpóreos da vítima, para tal projeta-se fazendo uso de luvas. 3. Sem prejudicar a circulação no local do ferimento, faça um curativo compressivo. Utilize um pano limpo dobrado, no local do ferimento que ocasiona a hemorragia, após faça uma atadura em volta com tiras de pano ou um cinto. Não utilize arames, barbante, fios, esses objetos podem dificultar a circulação. 4. No caso da hemorragia for em uma extremidade (braço, perna), eleve o membro. Nunca eleve o membro se existir a possibilidade de fratura. 5. Utilize os dedos para pressionar a área para auxiliar a estancar a hemorragia. Se após a realização do curativo compressivo, o sangue continue saindo, não retire os panos molhados de sangue para que o processo de coagulação não seja interrompido. Coloque outro pano limpo em cima e uma nova atadura. 6. Nunca use torniquete. O seu uso pode levar a amputação cirúrgica do membro caso não seja afrouxado corretamente e no tempo certo. |
domingo, 13 de novembro de 2011
Atendimento em caso de hemorragia externa.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Verão saudável!
Várias doenças se tornam bem mais habituais nos períodos mais quentes e úmidos do ano. Um grande exemplo são as micoses, que aparecem com freqüência na estação do calor, em decorrência dos climas quentes e úmidos, suor intenso, uso de óleos de bronzeadores, roupas úmidas e outros fatores que facilitam a proliferação de fungos e a disseminação de doenças.
Dicas para se proteger no verão:
• Evite usar produtos que aumente a oleosidade da pele;
• Evite andar descalço
• Não use objetos pessoais de estranhos;
• Seque-se sempre muito bem depois do banho, principalmente as dobras de pele, como axilas, virilha e dedos dos pés;
• Evite ficar com roupas molhadas por muito tempo;
• Utilize meias e roupas íntimas de algodão, as de fibras sintéticas retêm o suor;
• Quando for a manicure ou pedicure, leve seu próprio alicate, lixa e tesoura. Caso não os tenha, verifique se estão todos esterilizados;
• Evite usar o mesmo sapato dois dias seguidos.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Proteína retarda doença cerebral degenerativa
Uma proteína que promove crescimento dos neurônios e vasos sanguíneos pode parar a progressão de uma doença genética degenerativa no cerebelo, de acordo com uma nova pesquisa pré-clínica realizada na Universidade Northwestern e publicada na revista Nature Medicine.
A doença, ataxia espinocerebelar tipo 1, ataca principalmente na faixa dos 30 e 40 anos e causa degeneração no cerebelo, área do cérebro que ajuda a coordenar movimentos.
Com a progressão da doença de 10 a 20 anos os pacientes morrem de aspiração ou pneumonia infecciosa.
A doença é causada pela mutação da proteína chamada ataxin-1, que tem papel de regular a proteína chamada fator de crescimento endotelial vascular ou VEGF.
Quando os cientistas reabasteceram de VEGF o cérebro de um rato que tinha a doença, estava com o cerebelo atrofiado, ele começou a ficar normal e houve aumento nas conexões entre os neurônios. Os camundongos também tiveram melhorias no equilíbrio.
De acordo com Punnet Opal, professor de neurologia e biologia celular e molecular da Escola de Medicina da Universidade Northwestern, se o VEGF for administrado no início da doença ele impede a degeneração. A pesquisa aponta que o uso da substância aumenta os vasos sanguíneos no cérebro e também impede os neurônios de morrer.
O estudo fornece novas informações sobre a doença degenerativa, pois os pacientes já nascem com a doença, mas só a desenvolvem quando passam a envelhecer. "Pode haver uma conexão entre a mutação genética dos pacientes com seus vasos sanguíneos não se manterem à medida que eles envelhecem", explica Opal.
Segundo o líder do estudo, assim que o VEGF foi entregue aos ratos, os vasos sanguíneos foram aumentados e a doença parou de progredir.
Fonte: UOL Ciência e Saúde
sábado, 22 de outubro de 2011
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Cartilha ensina a chegar à terceira idade com saúde
Com o passar dos anos deve-se aumentar a quantidade de ingestão de água
Sim, é possível chegar à terceira idade com saúde. Preocupada com a qualidade de vida dos idosos, a SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Grontologia), elaborou uma cartilha. Nela, estão contidas dicas que apontam os problemas mais comuns com os passar dos anos e o que é possível fazer para amenizá-los.
Segundo a SBGG, por volta dos 25 anos o corpo humano inicia uma série de transformações características do envelhecer. A composição corporal se altera, com uma diminuição da água nas células. Em contrapartida, a gordura aumenta, especialmente nos quadris e abdômen.
Há perda muscular e o ritmo de renovação celular decai em todos os órgãos. Veja algumas dicas da SBGG para amenizar os efeitos do tempo no corpo:
Pele
Com o passar dos anos deve-se aumentar a quantidade de ingestão de água. Com a idade, o centro da sede perde a sensibilidade e passa a não transmitir o alerta adequado. Idosos podem passar dias sem ter sede e sem beber água. A falta do líquido resseca a pele, o que pode provocar coceiras e infecções. Pois quando a pele fica seca, ela rompe ao menor traumas que podem infectar.
Musculatura
A prática de atividade física é fundamental. Com o passar dos anos os músculos diminuem e o risco de quedas aumenta.
Paladar
As papilas gustativas diminuem e com isso ocorre o risco de aumentar a quantidade de sal e açúcar nos alimentos. É fundamental manter em dia a higiene bucal com foco na língua, que deve ser escovada para retirar a camada saburrosa que cobre as papilas gustativas.
Fonte: Agência Estado
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Atendimento em caso de queimaduras.
De acordo com pesquisas, três em cada cem vítimas morrem em decorrência das queimaduras. A seguir, são apresentadas algumas dicas de primeiros socorros para o atendimento em caso de queimaduras.
É importante lembrar que o risco de morte em caso de queimaduras aumenta conforme aumenta a área afetada, portanto esse atendimento deve ser utilizado para manutenção da vida, evitando o agravamento do seu estado até a chegada do socorro especializado. As queimaduras maiores devem ser tratadas em Centros de Tratamentos de Queimados.
1. Em caso de queimadura por fogo, identifique se alguma parte está pegando fogo. Tenta abafar com pano ou se for grande parte do corpo use um cobertor. De forma alguma role a pessoa no chão isso pode maiores lesões.
2. Tente retirar a roupa da vítima, excesso se ela estiver grudada no corpo, pois pode agravar as lesões. Da mesma forma retire objetos, como relógio, pulseira e correntes que não estiverem grudados.
3. Caso a vítima entre em Estado de Choque, siga as instruções para o atendimento em caso de estado de choque.
4. Molhe com água corrente um pano (queimadura pequena) ou lençol úmido (todo corpo), utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.
5. Caso a queimadura for provocada por água fervente, lave com água corrente, o que fará aliviar a dor. De forma alguma utilize alguma pomada ou produtos caseiros na área afetada pela queimadura, somente água.
6. Molhe um pano com água corrente, utilize para proteger a vítima. Encaminhe a vítima a um hospital ou aguarde a chegada do socorro.
5 MINUTOS
Caiu água fervendo ou leite quente sobre a pele? Não se desespere. Apesar do susto e da dor intensa, não passe nada pela lesão nem cubra a área afetada para evitar futuras infecções. Sem esfregar, jogue água corrente abundantemente sobre o local. Essa precaução, além de aliviar a dor, ajuda a limpar a pele de possíveis bactérias. Dica: retire anéis e outras peças metálicas que podem propagar o calor e continuar queimando a pele.
5 MINUTOS
Seque o local com um pano limpo. Se a dor continuar muito forte - e a queimadura for de primeiro grau -, pode tomar um analgésico.
5 MINUTOS
Se a pele estiver apenas avermelhada, é possível cobrir o ferimento com uma gaze ou um tecido limpo e se dirigir o mais rápido possível ao pronto-socorro para procurar um médico especialista.
Atenção! Nunca passe:
* Gelo
* Creme dental
* Manteiga
* Chumaços de algodão
* Hidratante
*Pó de café
Esses remédios caseiros, além de ineficazes, podem causar infecções e prejudicar o processo da cura da ferida.
http://revistavivasaude.uol.com.br
Diferentes graus A gravidade de uma queimadura não depende apenas do agente causador. Quanto maior a temperatura e o tempo de exposição ao calor, piores as sequelas na pele do indivíduo. 1.º grau: São queimaduras leves, geralmente causadas por irradiação solar, vapor, objetos aquecidos, substâncias químicas ou até mesmo por animais e plantas, como água viva e urtiga. Esse tipo de queimadura alcança apenas a epiderme e causa somente vermelhidão. |
País pode enfrentar casos mais graves de dengue no verão, alerta Ministério da Saúde
Fonte: Agência Brasil
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Parte II - Vinho faz bem à saúde???
O vinho tinto se mostrou mais uma vez um aliado da saúde das mulheres. Uma pesquisa recente constatou que a ingestão do equivalente a uma taça da bebida por dia pode intensificar o tratamento contra o câncer de mama, aumentando as chances de sucesso.
Segundo a equipe do Cleveland Clinic's Lerner Research Institute (EUA), o resveratrol - polifenol antioxidante presente na uva e, portanto, no vinho - aumenta o poder de ação das drogas usadas no combate à doença. Testes de laboratório descobriram que a substância evita que as células cancerígenas se tornem resistentes ao remédio rapamicina, o que ocorre normalmente e pode levar a recaídas.
O resveratrol, no entanto, consegue interferir nesse processo de resistência aos medicamentos usados no tratamento, evitando que a rapamicina perca seu efeito, segundo o estudo publicado no periódico Cancer Letters. O polifenol, presente também na framboesa e amendoim, é importante no combate aos fungos e às bactérias infecciosas desses alimentos.
Proteção – Os cientistas já exploravam o potencial do resveratrol para reduzir os riscos de doenças cardíacas, Alzheimer e para retardar o envelhecimento do corpo. Pesquisas anteriores apontavam que uma taça de vinho ao dia é suficiente também para proteger o organismo contra o câncer de mama, uma vez que a substância bloqueia a interação entre estrogênio e o DNA da mulher.
sábado, 10 de setembro de 2011
Parte I - Vinho faz bem à saúde???
A cada momento se descobre no vinho uma nova propriedade positiva para a saúde. Segundo esse mestre, o vinho é composto de cerca de 400 substâncias, algumas delas podendo aumentar o bom colesterol, evitar a oxidação das células, reduzir a formação de placas de gordura nas veias, dilatar os vasos e melhorar a circulação.
Alguns cientistas mais exagerados vão até mais longe, mas não garantem a autenticidade de suas pesquisas. Para eles, o vinho pode combater diversos tipos de vírus, bactérias, câncer, doenças degenerativas e males decorrentes do envelhecimento. Isto porque está comprovado que o vinho possui perto de 200 compostos fenólicos, substâncias que agem como antioxidantes e antiinflamatórios, sendo a resveratrol a mais importante delas.
A mesma substância que é produzida naturalmente pela videira para proteger os cachos de uva dos fungos e da umidade. A resveratrol inibe o desenvolvimento de tumores, protege os neurônios, é um forte antioxidante, combate vírus e é um potente antiinflamatório.
Encontrado principalmente na casca e nas sementes das uvas, o resveratrol aparece mais nos tintos franceses feitos com uva tannat. Ele quase não existe nos vinhos brancos e nos espumantes.
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Dicas de aplicação de gelo.
Compressa usando tolha molhada: molhe uma toalha com água fria, torça a tolha para diminuir a quantidade de água. Deixe a tolha no freezer para que água congele, após aplique no local do trauma por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento algumas vezes.
Massagem com gelo : coloque água em um copo plástico, leve ao freezer e retire quando ocorrer o congelamento. Forre o copo com um plástico, após massageie a pele sobre a área muscular por um período de 7 a 10 minutos.
Aplicação de gelo moído: coloque gelo moído em um saco plástico, após cubra o local afetado por alguns minutos ou até que ocorra o avermelhamento da pele. Repita esse procedimento com intervalo de tempo.
Gelo terapêutico: em saco plástico misture 100ml de álcool medicinal e 300ml de água. Deve-se se certificar que a mistura está homogênea para levá-la ao freezer. Após a mistura congelada, retire-a do freezer. Enrole o gelo terapêutico em um pano úmido e aplique-o por 20 minutos.
Compressas de gelo não devem ser usadas por muito tempo. Se durante o período de aplicação de compressas frias a pele ficar vermelha, quente, coçar ou doer, pare o tratamento com o gelo.
domingo, 4 de setembro de 2011
Quando usar compressas quentes?
- O uso de compressas quentes é indicado como analgésico. O calor, gerado pelas compressas, ativa a circulação e podem ajudar no tratamento de doenças inflamatórias.
- Compressas quentes devem ser utilizadas somente após a diminuição do inchaço. O inchaço, normalmente, desaparece após 10 a 14 dias do trauma. Caso as compressas sejam aplicadas antes do tempo correto, pode-se aumentar o fluxo sanguíneo na região afetada causando um aumento do sangramento, ou até mesmo estimular o aparecimento de inflamação.
- A compressas quentes são indicadas para aliviar cólicas, pés inchados, dores musculares e nas articulações. Em contraturas musculares, as compressas são ótimas para relaxar a região permitindo reduzir espasmos musculares e endurecimento de articulações.
sábado, 3 de setembro de 2011
Quando usar compressas frias?
- Após um trauma, o melhor é a aplicação de compressas frias. A aplicação de gelo não deixa inchar o local machucado e evita os hematomas.
- A compressa fria ajuda diminuir o fluxo sanguíneo aumentando a contrição venosa do local afetado, após o acidente. A circulação é aumentada fazendo com que seja facilitada a remoção de substâncias indesejáveis e impurezas no local, favorecendo assim o processo da cura.
- As compressas frias são indicadas para torsões, contusões, e até mesmo para extrações de dente.
- A aplicação de compressas pode diminui a dor e espasmos musculares facilitando a movimentação da articulação afetada.
- Em casos de infecções, fratura exposta ou perda de sensibilidade no local não é recomendada a aplicação de compressas frias.
- Deve-se aplicar as compressas frias imediatamente após ter ocorrido a lesão.
- De forma alguma deve aplicar gelo diretamente na pele, deve-se usar o gelo dentro de um plástico ou mesmo envolvido numa toalha.
- Deve-se pressionar a área do trauma por pelo menos 15 minutos ou até que a região fique avermelhada.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Nova Pirâmide Alimentar
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Dia mundial da atividade física
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Trombose Venosa Profunda: Conheça a doença e suas consequências
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é uma doença causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas. Na maioria das vezes, o trombo se forma na panturrilha, nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores. Quando o coágulo se desprende e vai para a corrente sanguínea, pode alcançar o pulmão e obstruir uma artéria, causando a embolia pulmonar. Conforme o tamanho do coágulo e extensão da área comprometida, pode ser mortal.
A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição, mas também nos casos de internação em leitos. A trombose venosa profunda se manifesta assintomáticamente na maioria dos casos. Quando aparece, pode se manifestar da seguinte maneira:
* Dor ou sensibilidade na perna;
* Calor na área que está inchada ou dolorida;
* Vermelhidão na pele;
* Inchaço na região que se formou o trombo, entre outros.
O diagnóstico clínico é feito com base nos sintomas, nos fatores de risco e confirmado por exames de laboratórios e de imagem. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença e iniciado o tratamento, maior a possibilidade de reverter o quadro e evitar complicações.
sábado, 26 de março de 2011
Alunos da Faculdade São Camilo fazem visita técnica ao Hospital da Baleia.
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Anvisa alerta sobre remédio para emagrecer sibutramina
No Brasil, embora a bula do medicamento já mencione como possíveis eventos adversos a elevação da pressão arterial e arritmias cardíacas, a única contraindicação é para pessoas com histórico de anorexia.
Segundo relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), o Brasil está, ao lado da Argentina e dos Estados Unidos, no topo do ranking mundial de consumo de remédios para emagrecer. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.